Você conhece o Google Trends?
01/08/2014
Mostrar tudo

O que é SEO – Search Engine Optimization?

Você provavelmente já ouviu falar em SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), mas será que conhece como ele funciona?

Primeiro, é preciso dizer que, isoladamente, não existe “A” medida que possa garantir uma excelente visibilidade no Google. O que existe é um esforço contínuo, integrado, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista do conteúdo, que contribuem para tornar um site otimizado para os mecanismos de busca.

Você sabe como o Google classifica os resultados de busca, decidindo quem irá aparecer primeiro, por exemplo? Bom, responder a essa pergunta é fundamental para implementar uma boa estratégia de SEO.

O Google vasculha periodicamente a maioria das páginas e arquivos disponibilizados na Internet. Nessa busca silenciosa, ele procura classificar a qualidade dos conteúdos com base em vários critérios, muitos dos quais secretos, atribuindo um PageRank para eles. Quando alguém faz uma busca por palavras-chave no Google, o PageRank é um dos critérios utilizados pelo buscador para exibir os resultados de busca. Claro que, modernamente, os mecanismos de busca têm procurado oferecer resultados cada vez mais personalizados, já que praticamente toda nossa navegação na Web é monitorada por eles.

Se não podemos interferir no critério de personalização dos resultados, podemos trabalhar para aumentar o PageRank do site e os demais critérios bem conhecidos utilizados pelo Google. É aí que se concentra a estratégia de SEO. Os principais critérios são:

  • Quanto maior a quantidade de links encontrados em sua página que se conectam a sites bons, melhor a sua pontuação;
  • Igualmente, quanto maior a quantidade de links que apontam para a sua página, a partir de outros sites confiáveis, melhor a sua pontuação;
  • A qualidade e a originalidade de seu conteúdo, bem como a frequência com que ocorrem as publicações, também contam a seu favor;
  • A qualidade de seu domínio (endereço), isto é, contendo palavras relevantes para o conteúdo de seu site, também é importante.

Organizar a informação da Web é uma tarefa árdua que buscadores como o Google tem se concentrado em otimizar dia-a-dia. Com a evolução da Internet, tem havido um esforço constante para torná-la cada vez mais “semântica”, isto é, para diferenciar conteúdo provido de significado de códigos e outros artifícios técnicos usados para montar os sites. Com isto, os buscadores podem “enxergar” mais claramente o conteúdo que está sendo classificado.

É aí que entram as medidas técnicas na construção dos sites no sentido de torná-los mais semânticos. A Trajettoria trabalha ativamente para fazer a sua parte na estratégia de SEO, implementando medidas como:

  • Evitar o uso de tabelas para diagramar páginas, reservando-as para os conteúdos que, de fato, são tabulares;
  • Programar aspectos relacionados ao layout dos sites por meio de CSS, deixando o código HTML tanto quanto possível organizado de forma semântica;
  • Evitar o uso de animações em Flash, que ofuscam seu conteúdo real aos olhos dos buscadores;
  • Reduzir o uso de códigos que possam tornar lento o carregamento dos sites;
  • Manter atualizados os mapas do site acessíveis aos buscadores e notificar automaticamente os buscadores quando uma nova página é publicada ou editada;
  • Manter atualizados os softwares que dão sustentação aos sites, como o gerenciador de conteúdo, o firewall, o web server, dentre tantos outros. Isto aumenta a segurança do servidor, agiliza o carregamento dos sites e aumenta o uptime dos sites (tempo que eles ficam online).

Quando trabalhamos num projeto de webdesign, os princípios de SEO fazem parte de nossa rotina. É a parceria entre equipe técnica e equipe do cliente, contudo, que garantirá o sucesso do site!

Ah! E vale lembrar que tudo isto se aplica à busca orgânica do Google, ou seja, a busca não-patrocinada. Não há meios de elevar artificialmente seu posicionamento no Google através da busca orgânica. Os links patrocinados (Google AdWords), que são anúncios pagos exibidos ao lado ou acima dos resultados orgânicos, são assunto para outro post!

Você conhecia o real significado da estratégia de SEO? Deixe seu comentário abaixo! E se quiser conversar conosco sobre um projeto seu, entre em contato!

FALE CONOSCO