Novo site da Trajettoria!
03/08/2014
Mostrar tudo

Como anuncio meu site no Google?

Google AdWords é o sistema de anúncios do Google. Quando você pesquisa algo no buscador, aparecem “Links patrocinados” acima ou ao lado dos resultados de busca principais. Esses links nada mais são do que anúncios pagos cujo tema se relaciona com os termos de busca que você digitou.

Os links patrocinados revolucionaram a forma de fazer marketing devido ao seu estrondoso sucesso. Esta á principal fonte de receita do Google, responsável por seu imenso faturamento diário. Usando o banco de dados do Google, os anunciantes podem direcionar seus anúncios a um público-alvo extremamente específico, não apenas em relação às palavras-chave digitadas. Pode-se, por exemplo, especificar a localidade geográfica, o dispositivo usado para acesso (desktop/notebook, celular, tablet), a faixa etária, as preferências do usuário, etc. Lembre-se que todo usuário do Gmail, YouTube, Google Plus ou qualquer outro serviço do Google fornece dados pessoais e informações sobre padrões de uso da Internet. É isso que garante ao Google seu imenso poder de direcionamento de anúncio!

Bom para os anunciantes, claro! A ferramenta AdWords se tornou tão poderosa que configurar uma campanha de marketing que traga bons resultados exige conhecimentos e habilidades específicos. Embora qualquer um possa iniciar uma campanha usando a ferramenta, existe uma grande diferença entre “iniciar uma campanha” e “iniciar uma campanha de sucesso”! É muito fácil perder dinheiro e tempo utilizando o AdWords de forma inadequada, direcionando os anúncios ao público errado, escolhendo palavras-chave ineficazes ou editando anúncios com baixo poder de persuasão.

O Google não cobra pela exibição dos anúncios, mas pelos cliques. O Custo Por Clique (CPC) é variável conforme o anúncio, as palavras-chave associadas, o público direcionado e uma séria de outras variáveis. Em breve vamos explicar em outro post como funciona a determinação do CPC!

Embora os links patrocinados que aparecem no próprio Google não sejam a única forma de anúncios que o Google vende, é a mais comum e uma das mais efetivas. Existem também os links e os banners que aparecem na chamada “Rede de Display”, que são outros sites (do próprio Google ou não) que exibem os anúncios vendidos pelo Google. Os anúncios também são exibidos de acordo com o tema do site parceiro, de modo a maximizar a probabilidade de o visitante clicar no anúncio. Esta plataforma que o Google oferece para que sites parceiros exibam anúncios e ganhem dinheiro constitui o Google AdSense, sobre o qual iremos escrever em breve!

E você? Possui um site ou negócio (físico e/ou digital) e gostaria de melhorar seus resultados? Anuncie no Google AdWords com o gerenciamento de marketing feito pela Trajettoria! Conheça mais aqui.

FALE CONOSCO